Cuidado com a gravidez

Gravidez
na adolescência
Definição


A adolescência é um dos períodos mais complicados na vida de todos, sendo um momento de constantes mudanças e descobertas, existem muitos erros que depois de cometidos têm um efeito fulcral no futuro de cada um. Uma dessas mudanças e descobertas tem a ver com o amadurecimento sexual do próprio adolescente, sendo que apesar de acontecer muito rapidamente e cada vez mais cedo, poderá mesmo vir a tornar-se um peso no futuro, nomeadamente quando esse amadurecimento é feito sem os conhecimentos e cuidados necessários para evitar gravidezes indesejadas.

Sintomas


Atraso da menstruação: Com a fecundação do óvulo não haverá menstruação, de modo que o atraso ou ausência dela pode significar gravidez, embora o fenômeno possa ocorrer por outros fatores. É um dos primeiros sintomas.

Náusea e Vômitos: O enjôo, embora não seja uma regra, é comum na gestação, e sua ocorrência pode ser um alerta. Está sujeito a ocorrer desde as primeiras semanas.

Seios doloridos e inchados: Sintoma comum da gestação em decorrência da preparação do organismo para amamentação.

Cansaço e sonolência: Outra resposta do corpo aos preparativos para o período de gestação. Mas pode ser ocasionado por diversos outros fatores, inclusive o estresse.

Dor nas costas: Relacionada principalmente ao desequilíbrio ocasionado pelo aumento de peso na região abdominal.
Dores de cabeça: Outra possível resposta do organismo às mudanças físicas e hormonais decorrentes da gestação.

Desejos por determinados alimentos: A alteração hormonal que ocorre no organismo durante a gravidez pode inclusive alterar o paladar, o que explica desejos por alguns alimentos específicos.

Escurecimento dos mamilos: Decorrentes da alteração hormonal é mais um sintoma que pode significar o estado de gestação.

Movimento fetal e Batimento Cardíaco Fetal: Este sintoma ocorrerá apenas em estágios avançados da gestação e dispensa maiores comentários, embora possa ser confundido com gases ou movimentos gastrointestinais;

Vontade freqüente de urinar: Em decorrência da pressão que o útero exerce sobre a bexiga e sobre a urina nela contida. Também ocorrerá apenas em estágios avançados da gravidez.

Teste
de gravidez


O teste de gravidez, seja em laboratório ou farmácia, pode ser feito a partir do primeiro dia de atraso da menstruação. Os dois exames medem o nível do hormônio HCG no organismo, que é encontrado durante todo o ciclo menstrual da mulher. A gravidez é identificada se o valor do HCG for acima de 5.

Teste de gravidez em laboratório
O exame de sangue para saber se uma mulher está grávida chama-se Beta HCG. Neste exame, além de identificar a gravidez , é possível saber quantas semanas o feto já tem. O nível de Beta-HCG no sangue, indicativo de gravidez, é atingido de 7 a 10 dias após a fecundação.


Teste de farmácia
Pode ser comprado em farmácia sem prescrição médica. O teste é eficiente e mede o nível do hormônio HCG na urina. Os testes de gravidez de farmácia variam de acordo com a sensibilidade. Alguns já podem identificar a gravidez no primeiro dia de atraso da menstruação. Outros só após uma ou duas semanas de atraso. Há também variações em relação ao horário de fazer o teste. Alguns recomendam fazer o exame apenas pela manhã. Em outros casos, o teste pode ser feito a qualquer momento. O tempo do resultado é outra variante: o resultado pode sair em minutou ou em até duas horas.

▫ Os testes de gravidez caseiros tem uma precisão de 90% a 95%, se a usuária seguir corretamente as instruções de uso.

Consequências


▫ As principais consequências de uma gravidez precoce refletem-se no campo psicossocial, pois os adolescentes não estão preparados para assumir as responsabilidades da paternidade.
▫ A decepção dos pais ao receberem a notícia causa graves distúrbios emocionais nas adolescentes.
▫ Risco de saúde da mãe e do feto, pois, como na maioria dos casos a adolescente tenta esconder a gestação, o atendimento pré-natal é inadequado ou inexistente.
▫ A adolescente tem problemas emocionais devido à mudança rápida no seu corpo.
▫ A mudança de rotina de vida.
▫ O "abandono" escolar.
▫ A dificuldade em arranjar um emprego.
▫ A impossibilidade de realizar alguns sonhos que caracterizam os jovens.
▫ O abandono pelo pai da criança (algumas vezes)
▫ O preconceitos da sociedade.
▫ A dependência financeira dos pais durante um maior período de tempo.

Riscos


A gravidez na adolescência pode ser considerada de alto risco, dependendo da idade, o corpo ainda não está totalmente preparado para a maternidade, há maior incidência de hipertensão nas adolescentes grávidas e também podem levar a adolescente a sofrer de anemia e depressão. O risco pode aumentar na medida em que as adolescentes tentam esconder a gravidez e retardar o pré-natal, que é muito importante para adolescentes. Porém, na maioria dos casos, o parto segue normal e o bebê nasce com peso e altura na média.

Aborto


Aborto Espontâneo: Surge quando a gravidez é interrompida sem que seja por vontade da mulher. Pode acontecer por vários factores biológicos, psicológicos e sociais que contribuem para que esta situação se verifique.

Aborto Induzido: É um procedimento usado para interromper uma gravidez. Pode acontecer quando existem malformações congénitas, quando a gravidez resulta de um crime contra a liberdade e autodeterminação sexual, quando a gravidez coloca em perigo a vida e a saúde física e/ou psíquica da mulher ou simplesmente por opção da mulher. É legal quando a interrupção da gravidez é realizada de acordo com a legislação em vigor. Quando feito precocemente por médicos experientes e em condições adequadas apresenta um elevadíssimo nível de segurança.

Aborto Ilegal: É a interrupção duma gravidez quando os motivos apresentados não se encontram enquadrados na legislação em vigor ou quando é feito em locais que não estão oficialmente reconhecidos para o efeito. O aborto ilegal e inseguro constitui uma importante causa de mortalidade e de morbilidade maternas. O aborto clandestino é um problema de saúde pública.


Família:
Como contar?


Dar uma notícia dessas não é a coisa mais fácil do mundo. Porém, quanto antes você decidir falar, melhor. Assim, seus pais vão poder se preparar, com mais tempo, para a chegada do neto. Pode ser até que não aceitem no início, mas, acredite: quando a barriga começar a crescer, há grandes chances de que a postura deles seja outra e que passem a apoiá-la de um modo como você nunca imaginou. No entanto, é bom entrar nessa conversa preparada pra tudo, afinal, para a sua família a situação também é dolorida. E tem mais: de que adianta ter tanto medo da reação deles? Ela será a mesma se você estiver de dois, cinco ou sete meses. Então, o melhor é enfrentar logo a dificuldade, de uma vez por todas. A psicóloga dá alguns toques para a hora H:

▫ Se você e o namorado continuam se vendo, o ideal é que procurem juntos os seus pais e os pais dele. Assim, um vai poder segurar a barra do outro.
▫ Não escolha eventos nem datas comemorativas para dar a notícia à sua família, achando que assim estará mais protegida. Esse é o tipo de coisa que é legal falar com calma, na privacidade do lar.
▫ Quanto mais você puder mostrar que está ciente das suas responsabilidades, já nessa primeira conversa, mais seus pais ficarão tranquilos – na medida em que isso é possível. Vale dizer algo como: “Eu sei que fiz uma besteira, mas vou me preparar para criar o meu filho da melhor forma possível.”


Pré - Natal


É o acompanhamento médico que toda gestante deve ter, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. Durante toda a gravidez são realizados exames laboratoriais que visam identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe ou da criança. É importante que as futuras mamães comecem a fazer seu pré-natal assim que tiverem a gravidez confirmada ou antes de completarem três meses de gestação. Alguns exames feitos durante o pré-natal são importantes para detectar problemas, como doenças que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero. Geralmente os médicos pedem os seguintes exames:

Glicemia: Para avaliar se há presença de diabetes.
Grupo sanguíneo e fator Rh: Esse exame é muito importante, pois detecta a incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê, que pode levar à morte do feto.
Anti-HIV: Para identificar se há a presença do vírus da AIDS no sangue da mãe. Se a mãe for soropositiva, o médico prescreverá alguns medicamentos que reduzirão as chances de a doença ser transmitida para o bebê.
Exame para detectar a sífilis: Doença que pode causar malformações no bebê.
Exame para detectar a toxoplasmose: Pois essa doença pode ser transmitida ao feto, causando malformações.




Exame para detectar a rubéola: Doença que pode levar ao aborto, além de causar malformações no bebê.
Exame para detectar a presença do vírus da hepatite B: Caso a mãe tenha o vírus da doença, algumas medidas podem reduzir as chances de transmissão do vírus para o bebê.
Exame de urina e urocultura: Para identificar se a mãe possui infecção urinária, que pode levar a um parto prematuro, além de poder evoluir para uma infecção mais grave.
Ultrassonografias: São utilizadas para a identificação da idade gestacional e malformações no bebê.

Durante o pré-natal, as gestantes também recebem orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e a importância de se evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas. É importante que se faça o monitoramento do peso da mãe, para que ela não ganhe peso além do necessário, o que pode trazer alguns problemas. No pré-natal é importante que a gestante faça a reposição de vitaminas, sendo o ácido fólico recomendado nas primeiras semanas de gravidez, pois ele ajuda a prevenir as malformações. Como vimos, o pré-natal é de extrema importância para as futuras mamães, pois é através dele que alterações são detectadas e tratadas a tempo, evitando-se, assim, problemas para a saúde da mãe e do bebê.

Ultrassom


(Também chamado de ultrassonografia ou ecografia) é um exame não-invasivo que usa ondas de som para criar uma imagem do bebê, da placenta, do útero e de outros órgãos. Com ele, o médico tem acesso a informações importantes sobre o progresso da gravidez e sobre a saúde do bebê. Pais e mães aguardam ansiosos pelo exame para que possam dar a primeira olhadinha em seus filhos, e muitas vezes mostrar "fotos" para o resto da família. Isso sem contar a aguardada descoberta do sexo do bebê. Por mais emocionante que esse momento seja, é fundamental lembrar que o objetivo primordial do ultrassom é checar se o bebê está se desenvolvendo bem. Durante o teste, o ultrassonografista lança ondas de som em alta frequência para dentro do útero, e essas ondas atingem o bebê. O computador traduz os sons de eco que são recebidos de volta em imagens de vídeo, que revelam então o formato do bebê, sua posição e seus movimentos. Para facilitar, ele passa um gel sobre a sua barriga e depois um aparelhinho sobre o gel. Existe também o ultrassom intravaginal, usado no comecinho da gravidez, até 11 semanas.


Chá de bebê


A intenção do chá de bebê, é de ajudar a futura mamãe a se equipar para esse início cheio de despesas, e ajudá-la emocionalmente nessa nova fase. Para mais informações


O Parto



Parto normal: O parto normal tem muitas vantagens sobre a cesariana, pois o corpo da mulher foi preparado para isso, portanto a recuperação é mais rápida e as chances de surgirem hematomas e infecções na mãe e no bebê são muito menores, pois o parto normal é o término natural de uma gravidez. “O ideal é que o bebê escolha o dia em que quer nascer”, diz o obstetra Luiz Fernando Leite, das maternidades Santa Joana e Pro Matre, em São Paulo. Por vezes podem ocorrer algumas complicações que colocam em risco a vida da mãe e do bebê, por isso muitas vezes a cesariana é a saída, “Mas quando a cirurgia é agendada com muita antecedência, corre-se o risco de a criança nascer prematura, mais magra e com os músculos ainda não completamente desenvolvidos”, afirma Fernando. Há alguns fatores que podem fazer o médico optar por uma cesariana, como é o caso de hipertensão, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, insuficiência placentária, problemas do coração e do rim, entre outros. Após 48 horas do parto normal, mamãe e bebê já podem ir para casa.



Parto cesariana: A cesariana é um procedimento cirúrgico que envolve um corte no abdômen para a retirada do bebê. O corte transversal de 10 a 15 cm é feito dois dedos acima da região dos pelos púbicos. Corte este, que abrange sete camadas até chegar ao útero. O bebê é retirado pelo médico suavemente. Posteriormente a placenta é removida e o corte é fechado com pontos. A cesariana por ser um procedimento cirúrgico é antecedida de anestesia peridural, nessa o anestésico é injetado por fora da espinha, ou intradural, o anestésico é injetado dentro da espinha. A cesariana geralmente ocorre após a 37ª semana de gestação. Dura cerca de 1 hora. Após esse tempo a paciente permanece em observação por 1 hora antes de ir para o quarto. A alimentação é iniciada após 6 horas. É um tipo de parto que proporciona à mulher, escolher o dia do nascimento, fazer laqueadura na mesma cirurgia, pode ser realizado no mesmo dia da internação, durante o trabalho de parto e, além disso, não sentir as dores características desse. Embora ofereça vantagens, é um parto que requer maiores cuidados com assepsia e oferece maiores complicações, como risco de infecção materna e de o bebê apresentar problemas respiratórios, já que se trata de uma cirurgia de grande porte. A alta hospitalar ocorre 72 horas após a cesariana. A recuperação é bem mais demorada do que a normal. A mãe pode sentir dores ao rir, chorar e ficar de pé.

▫ Para um rápido restabelecimento da mulher, os exercícios pré e pós-natal orientados são essenciais.

Cuidados
com o bebê


Fralda: É importante trocar a fralda sempre que estiver molhada ou suja para evitar assaduras e manter seu nenê sempre confortável. Veja algumas dicas:

▫ Prepare todo o material antes de iniciar a troca, cheque tudo
o que vai precisar e lave bem as mãos.
▫ Aproveite esse momento de intimidade para conversar com o seu bebê dizendo a
ele o que será feito, ou cantar, transmitindo confiança e carinho;
▫ Escolha uma fralda de boa qualidade e preferencialmente sem perfume, para evitar possíveis alergias.
▫ Limpe a pele em movimento único, de cima para baixo (ou de frente para trás), para evitar a contaminação da uretra com resíduo de fezes. Use água morna e algodão, limpando bem as dobrinhas do bebê.



▫ Na hora de enxugar, utilize uma toalha macia e faça movimentos delicados, sem esfregar a pele do bebê. Assim, ele fica sequinho, evitando possíveis assaduras. Prefira produtos de fácil aplicação e remoção, mais suaves para a pele sensível do bebê.
▫ Aproveite as trocas de fraldas para olhar atentamente a pele do seu bebê. Pomadas que formam uma camada protetora e transparente auxiliam no acompanhamento visual da saúde da pele, recomenda-se o uso de uma pomada antiassaduras hipoalergênica (que não possua perfume, corantes e conservantes).
▫ A fralda deve ficar ajustada na cintura do bebê com uma folga de 1 dedo, assim
ele fica sequinho e confortável por mais tempo.
▫ Antes de colocar a roupa no bebê, não se esqueça de higienizar as mãos. Para ser mais prático e não deixar o seu bebê sozinho você pode utilizar álcool em gel.



Assaduras:
▫ Se perceber que a pele do bebê na região das penras e do bumbum está irritada, limpe-a bem com água morna e sabonete, e faça as trocas de fraldas ainda mais frequente. . É bom deixar o bebê por alguns minutos sem fralda, em caso de tempo quente, para ventilar o local.
▫ Pele vermelha pede proteção extra com pomada contra assadura. Busque produtos fáceis de remover para não machucar a pele do bebê. Eles devem conter substâncias hidratantes, regeneradoras e hipoalergênicas, sem perfumes e corantes, para evitar maior agressão da pele já irritada. Mas nada de fórmulas com antibióticos e antifúngicos, a não ser com indicação médica. Já existem pomadas que previnem e tratam as assaduras.
▫ Não use talco na troca da fralda. Apesar de parecer adequado para manter as dobrinhas secas, o produto pode abafar a pele e irritar ainda mais. Também há risco de as partículas serem aspiradas pelo bebê.
▫ Nada de investir em receitas caseiras, como maisena ou outras substâncias, sem consultar o pediatra.
▫ Se a irritação não melhorar em 24 horas e ocorrer infecção, procure um médico. As assaduras são bastante doloridas e vão irritar o bebê. Nos casos mais graves, pode até ocorrer febre.



Banho: No banho o mais importante é a segurança e o prazer do bebê e da mãe! Não existe uma "receita" feita para este momento ou uma técnica mais ou menos indicada. Algumas dicas para esses primeiros banhos facilitam bastante o processo.

▫ O melhor horário é aquele que se adapta a rotina da casa, escolha um período em que você possa dedicar-se somente ao banho, sendo recomendável dar o banho sempre no mesmo horário, para criar, aos poucos, uma rotina na vida do bebê.
▫ Prepare o banho: organize todos os materiais necessários (sabonete neutro, hastes flexíveis de algodão, algodão, toalha, escova macia, pomada antiassaduras, fralda e as roupas do bebê na seqüência em que será vestida) e lembre-se de prender o cabelo e de retirar pulseiras, relógio e anéis para evitar machucar a pele do bebê, que é muito delicada.
▫ O ambiente deve ter temperatura estável, sem corrente de ar.
▫ O banho pode começar pelo rosto, lavando somente com água e, a seguir,
a cabeça e o resto do corpo com sabonete neutro.
▫ Lave o coto umbilical e ao redor com sabonete neutro durante o banho. Seque muito bem após o banho, preferencialmente com uma toalha absorvente, com cuidado e suavidade. Recomenda-se fazer o curativo do coto umbilical e sua base de acordo com as orientações do hospital ou do pediatra;
▫ Quando terminar o banho, não esqueça de fazer a higiene da banheira.



Amamentação: A amamentação é um processo de aprendizado entre mãe e bebê nos primeiros dias de vida. Existem diferentes orientações e condutas referentes à amamentação e o mais importante é seguir a orientação do seu médico, pediatra ou profissional capacitado no atendimento à amamentação. É recomendado a amamentação exclusiva por 6 meses e, após esse período deve-se introduzir, paralelamente, novos alimentos. Se for necessário optar por outra forma de alimentar seu bebê, procure conhecer as vantagens e desvantagens de cada opção para sentir-se segura. O importante é que você e o bebê estejam saudáveis e sintam-se bem e felizes.




▫ Você e seu bebê precisam de conforto e tranqüilidade nesse momento. Procure uma posição confortável. Seja qual for a posição escolhida, o bebê deve ficar encostado em seu corpo e a cabeça apoiada em seu braço, para levá-lo facilmente ao seio. Cuidado: o corpo do bebê não pode ficar na posição horizontal, pois favorece o aparecimento de dor e fissuras.
▫ O bebê tem de estar calmo e em alerta.
▫ Depois de escolher a melhor posição, faça um "C" unindo os dedos de uma das suas mãos e o inverta. O polegar deve ficar na porção superior da mama e os outros dedos unidos, na porção inferior. A boca do bebê deve estar alinhada ao mamilo.
▫ Espere o bebê abrir bem a boca e leve-o na direção da mama.
▫ Espere o bebê sugar algumas vezes e solte a mão que apoiava a mama.
▫ O bebê precisa abocanhar a maior parte da aréola. Na pega correta, os lábios devem estar voltados para fora como uma "boca de peixe". Os músculos da face precisam realizar o movimento de ordenha.
▫ O bebê deve mamar em livre demanda, ou seja, sempre que quiser. No início é recomendado amamentar o bebê de 8 a 10x/24h. Eles mamam cerca de quinze a vinte minutos em cada seio, mas a duração da mamada varia de bebê para bebê.




Umbigo: É importante manter limpo o coto umbilical, principalmente sua base, que pode acumular secreções. Procure efetuar a higiene com a freqüência recomendada pelo pediatra, geralmente até 3 vezes ao dia são suficientes. Quando a limpeza for feita na troca de fraldas, limpe primeiro o umbigo e depois finalize a troca do bebê. Recomenda-se a utilização de álcool 70% e hastes de algodão. Procure não encharcar a região com o álcool para que seque mais rápido. O coto umbilical leva em média entre 1 e 2 semanas para cair, e a desinfecção da região deve ser feita por mais alguns dias, até o pediatra autorizar a parada. Fique tranqüila ao fazer a limpeza por mais delicada que seja a região, pois o bebê não sente dor nesse tecido, que não tem sensibilidade e já perdeu sua função.



Orelhas: Assim como os adultos, os bebês produzem placas de cera que são defesas naturais do organismo. As hastes de algodão foram desenvolvidas para secar a parte externa da orelha. Nunca insira a haste de algodão no ouvido para evitar riscos de lesões internas. Para manter as orelhas do bebê limpas, aproveite à hora do banho para higienizar a parte de trás e, após o banho, seque bem a parte externa com a toalha macia.

Mãos e Unhas: Mantenha as mãos do bebê sempre limpas, pois constantemente vão à boca. Sempre que forem molhadas, seque bem entre os dedos para evitar possíveis rachaduras nesse tecido sensível. As unhas devem estar sempre limpas e curtas, evitando arranhões. Nos primeiros dias, por serem bem molinhas, você pode somente lixá-las, e conforme forem adquirindo mais firmeza,podem ser cortadas com tesoura sem ponta.


Gravidez
psicológica


É uma síndrome que pode acontecer em mulheres que desejam ser mãe ou que possuem medo da responsabilidade de ter um filho. A partir dessas sensações, o inconsciente da mulher passa a manifestar-se através de reações corpóreas que se assemelha a uma gravidez de fato. O útero começa a crescer, a mulher sente enjôo, náuseas, tem sua menstruação interrompida, as glândulas mamárias são ativadas assim como ocorre em uma mulher com um embrião em desenvolvimento dentro de seu organismo. Também conhecida como pseudogestação, a gestação psicológica pode ocorrer em qualquer mulher, como já dito, que deseja muito ou que tem muito medo de engravidar, porém acomete principalmente mulheres de pouca instrução. Por ser uma síndrome psicológica, é necessário preparar a pessoa para sua real situação, pois ela não aceitará que não está grávida. Com acompanhamento psicológico, a mulher aos poucos perceberá que movida pelo inconsciente passou a apresentar reações. Também pode-se adotar tratamentos hormonais para diminuir a produção do hormônio prolactina, responsável pela inibição da menstruação e pela ativação da lactação

Porque é importante saber tudo sobre Gravidez?
A gravidez é um dos processos criativos mais bonitos da humanidade. Pense em todo o “caminho” que o bebê tem de percorrer no ventre da mãe desde o momento em que é uma minúscula célula até ao momento do seu nascimento. Neste sentido podemos dizer que cada mulher é uma artista que molda até a mais pequena parte do seu bebê.

É muito importante para todas as mulheres que pretendem engravidar aprenderem tudo sobre a gravidez, porque apesar de a gravidez ser um fenómeno completamente normal e natural em que a mulher pode continuar a fazer a maior parte das suas atividades regulares, existe um novo elemento que depende e necessita de cuidados especiais. O seu bebê, a sua obra-prima, precisa de atenção especial desde que é concebido até ao parto.

Do ponto de vista médico, a gravidez é normalmente dividida em 3 trimestres, cada um durando aproximadamente 3 meses. Em cada um desses três trimestres você vai passar por situações e transformações únicas. Se você conhecer antecipadamente as principais alterações em cada um deles, não vai ser apanhada de surpresa quando tiver que passar por determinada situação.

Quanto mais você souber sobre a gravidez, melhor você pode criar o seu bebê, melhor você vai lidar e aceitar as transformações pelas quais o seu corpo vai passar e compreender todo o processo que vai percorrer durante esses 9 meses. Aproveite ao máximo esses 9 meses de gestação, aceite as transformações do seu corpo, fale com o seu bebê, viva tranquilamente. A gravidez é uma experiência única, aprecie cada segundo.

Lembre-se sempre que o acompanhamento médico é imprescindível. A partir do momento em que uma mulher tem conhecimento que está grávida deve obrigatoriamente ser acompanhada regularmente por um médico. Ninguém, nem informação nenhuma (incluindo a informação no tudo sobre gravidez) substituem a opinião do seu médico, cada caso é um caso e deve ser analisado independentemente, por isso, antes de tomar qualquer decisão e por em risco a sua gravidez fale com o seu médico.


Será que estou grávida? Como saber se estou grávida?Quais são os primeiros sintomas de gravidez? Estas são perguntas frequentes que muitas mulheres fazem quando estão a tentar engravidar.

A única maneira de saber com certeza se está grávida é fazendo um teste de gravidez. No entanto existem os primeiros sintomas de gravidez que podem alertar para o fato de que você pode estar grávida e deve fazer o teste para confirmar.

Os sintomas de gravidez variam de mulher para mulher, como também de gravidez para gravidez, e muitas vezes podem ser semelhantes aos sintomas pré-menstruais. Algumas mulheres têm sinais ou sintomas de gravideznuma ou duas semanas após a concepção. Para outras mulheres os sintomas ou sinais de gravidez podem se desenvolver ao longo de algumas semanas/meses ou podem até nunca estar presentes.
Abaixo está uma lista com alguns dos primeiros sintomas de gravidez mais comuns. Se você tem sido sexualmente ativa e apresenta algum dos seguintes sintomas não hesite em fazer um teste de gravidez.

1 > Atraso na menstruação
Sem dúvida que o sintoma de gravidez mais evidente e aquele que faz com que as mulheres corram para fazer o teste de gravidez é o atraso na menstruação. No entanto, nem todos os atrasos da menstruação são causados pela gravidez. Existem outros fatores que podem influenciar o ciclo menstrual da mulher, como por exemplo, a perda ou ganho excessivo de peso, problemas hormonais, stress ou fadiga. Como também nem todas as mulheres deixam de sangrar quando engravidam. Há mulheres que sangram durante a gravidez. O melhor é perguntar ao seu médico quando é que o sangramento é causa para alarme na gravidez e quando é que é normal.

2 > Náusea e Enjoo matinal
Este sintoma de gravidez bem conhecido torna-se evidente em muitas mulheres entre a 2 a 8 semanas após a concepção. Algumas mulheres têm a sorte de não lidar com enjoos matinais durante a sua gravidez, enquanto outras vão sentir náuseas e enjoos durante grande parte de sua gravidez.

3 > Sono e Cansaço
Sentir-se cansada ou com sono é outro dos sintomas de gravidez que pode ter inicio logo na primeira semana após a concepção. O cansaço excessivo está muitas vezes relacionado com um elevado nível de progesterona no seu sistema.

4 > Alterações nos seios
As alterações nos seios são outros dos primeiros sintomas de gravidez que se faz notar. Após a concepção, o seu corpo passa por uma rápida mudança nos níveis hormonais. Devido a essas mudanças hormonais, na 1-2 semanas você pode notar que seus seios estão mais inchados, doloridos ou com formigamento. Ou pode sentir os seus seios mais pesados ou sensíveis ao toque. A área em volta dos mamilos, chamada a aréola, pode também ficar mais escura.

5 > Urinar frequentemente
Cerca de 6-8 semanas após a concepção muitas mulheres começam a ir mais frequentemente ao banheiro. Às vezes pode ser devido a outras problemas como a diabetes ou uma infecção, mas se você estiver grávida isso é causado pelo aumento dos níveis hormonais.

6 > Dores de cabeça e dores nas costas
Muitas mulheres relatam leves dores de cabeça, e ainda muitas outras experienciam dor crônica nas costas. As dores de cabeça podem estar relacionadas com o aumento rápido de hormonas e leves dores nas costas podem se manifestar durante toda a gravidez.

7 > Vontades e Desejos
Você já deve ter visto este sintoma de gravidez muitas vezes nos filmes, quando uma mulher grávida pede ao seu marido para ir à loja buscar sorvete porque ela está desejando muito. A verdade é que clichê, ou não, este sintoma parece estar presente em muitas mulheres grávidas e pode durar durante toda a gravidez.

8 > Cólicas e sangramentos irregulares
Alguns dias após a concepção, o ovo fertilizado (chamado zigoto) vai-se alojar na parede uterina, o que pode causar um dos primeiros sinais de gravidez, os sangramentos irregulares e cólicas. Muitas mulheres associam este sintoma ao início da menstruação, quando de fato estão já grávidas.
Voltando á questão inicial: Será que estou grávida? Como saber se estou grávida? É importante lembrar que nem todos os sintomas acima podem indicar que você está grávida. Algumas vezes podem ter outras causas. No entanto, se você tiver vários desses sintomas e estiver notando alguma diferença no seu corpo, faça um teste, se este der positivo visite o seu médico para efectuar mais exames e confirmar a sua gravidez. Essa é a única maneira de descobrir se você está realmente grávida.


Eu quero engravidar. Como fazer para engravidar? Aqui pode conhecer 10 das nossas dicas para engravidar que vão ajudar você neste processo.
Para algumas mulheres, engravidar pode ser tão fácil como respirar, quer seja o seu primeiro filho ou o seu terceiro ou quarto. Para outras, atingir a meta de fertilização se torna numa árdua tarefa noite após noite, onde os kits de ovulação, posições sexuais específicas e, mais comumente, os testes de fertilidade para ajudar a identificar possíveis problemas, fazem parte da rotina.

Dicas para engravidar 1> Compreenda o seu período fértil

A maior parte das mulheres têm ciclos menstruais de 28 dias. Durante o ciclo menstrual comum da mulher existe um período chamado de Janela Fértil, no qual as relações sexuais têm grande chance de resultar em gravidez. Estima-se que o período fértil de uma mulher abrange 5 dias antes da ovulação e 1 ou 2 dias após a ovulação. O período fértil da maioria das mulheres varia, mas normalmente é entre o 12º / 15º dia desde o início do ciclo menstrual.

Dicas para engravidar 2> Tenha relações sexuais regularmente

Ao ter relações sexuais duas a três vezes por semana é mais certo que em algum momento do ciclo menstrual você coincida com o seu período fértil. Nem todas as mulheres têm ciclos menstruais regulares, logo ao ter relações sexuais com mais frequência aumenta as hipóteses de coincidir com o seu período fértil.

Dicas para engravidar 3> Banho antes do sexo e não depois

Se quiser tome banho antes do sexo e não depois, porque ao tomar banho depois ai estar a eliminar líquido cervical que o esperma necessita para conseguir chegar ao óvulo.

Dicas para engravidar 4> Mais sexo antes da ovulação

Se tiver relações sexuais diariamente durante os dias que antecedem a ovulação aumenta bastante as chances de concepção. Estima-se que os espermatozóides sobrevivam entre 24 até 96 horas, logo os dias férteis começam antes da ovulação. Se tiver relações depois da ovulação o mais certo é não engravidar. Estudos mostram que as mulheres que engravidam tiveram relações no dia de ovulação ou nos 5 dias antes.

Dicas para engravidar 5> Deixe de fumar

O tabaco provoca alterações no muco cervical, o que pode impedir o esperma de chegar ao óvulo, como também reduz a contagem e qualidade do esperma.

Dicas para engravidar 6> Vida saudável

Procure um estilo de vida saudável. Mantenha um peso saudável e inclua algum exercício físico na sua rotina diária. Deve comer alimentos saudáveis e controlar o estresse. O estresse e outras doenças afetam o momento de ovulação. Procure dormir o suficiente.

Dicas para engravidar 7> Cuidado com os cremes

Não use lubrificantes artificiais ou óleos lubrificantes durante as relações, pois este tipo de cremes pode eliminar o esperma. Se tiver necessidade de usar um lubrificante procure por marcas concebidas especificamente para casais que estão a tentar engravidar.

Dicas para engravidar 8> Teste a sua urina com os testes de ovulação

Os testes de ovulação ou kits de ovulação permitem prever a ovulação, isto é o seu período mais fértil do ciclo menstrual. São bem fáceis de usar e são uma excelente ferramenta para prever ovulação e assim aumentar as chances de engravidar. Você pode encontrar o teste de ovulação nas farmácias.

Dicas para engravidar 9> Dê tempo ao tempo

Mesmo que tenha sexo no seu momento mais fértil não significa que vai ter 100% chances de engravidar. Se não ficar grávida na primeira vez que tentar isso não é um sinal de desastre ou infertilidade. Não desanime, continue a tentar.

Dicas para engravidar 10> Se necessário consulte o seu médico

A maior parte dos casais saudáveis engravidam no espaço de um ano ao terem sexo sem desprotegido. Se tem menos de 35 anos e está a tentar engravidar tente pelo menos durante um ano. Se não conseguir vá ao seu médico. Se tiver mais de 35 anos espere cerca de 6 meses antes de ir ao médico.


A gravidez na adolescência é uma das experiências mais difíceis que uma jovem pode enfrentar. Uma gravidez – num período que é caracterizado pela descoberta do mundo, pela adaptação a uma vida social diferente, pelo pensamento do “eu faço o que me apetecer” e “isso nunca vai acontecer comigo”, pela fase de transição da infância para a vida adulta em que as jovens ainda estão a formar a sua identidade – pode resultar numa crise emocional.

Riscos da gravidez na adolescência / Consequências da gravidez na adolescência

Durante a gravidez a mulher vai desenvolver um embrião dentro do seu corpo. Naturalmente esse processo vai provocar diversas alterações a nível psicológico e fisiológico (o crescimento do útero e transformações nos seios são algumas dessas alterações). Este tipo de alterações quer de ordem física quer de ordem psicológica provocadas pela gravidez, quando são atribuídas a alguém que ainda não está na fase adulta e não desenvolveu todas as suas capacidades físicas, a alguém que ainda está a formular a sua identidade, pode ter graves consequências não só para a jovem como para toda a família.

Para jovens com menos de 15 anos a gravidez requer preocupações médicas especiais. Para jovens entre os 15 e 19 anos a idade não é por si só um fator de risco. No entanto, riscos adicionais podem estar associados a fatores socioeconómicos. Aqui as consequências de uma gravidez na adolescênciaganham outra dimensão. Muito devendo ao fato das jovens não estarem preparadas emocionalmente nem tão pouco financeiramente para acarretar essa enorme responsabilidade. Não só vão ter de enfrentar todos os processos de transformação que uma adolescente normalmente tem de enfrentar, como também vão ter de enfrentar paralelamente todos os processos de transformação da gravidez.

A gravidez na adolescência representa assim uma sobrecarga física e emocional e resulta frequentemente em sentimentos de vergonha, medo e incertezas. Pode até parecer que você vai se desintegrar sob as pressões do seu ambiente. O estresse de como você vai dar a notícia a seus pais pode ser ainda maior e encontrar ajuda pode parecer uma tarefa impossível.

Em muitos casos a pressão sob estas jovens é tão grande que as leva a deixar a escola ou outros planos que têm para a sua jovem vida. As jovens mães ficam frustradas e sem saber o que fazer, muitas vezes cometem abortos, deixam a casa dos pais ou até abandonam as crianças. É normal pensar que ninguém as pode ajudar ou estar com vergonha de procurar ajuda. No entanto, negar a gravidez ou ignorá-la pode piorar as coisas para você e seu bebê.

Conclusão: Por muito ruim que possa parecer procurar ajuda é fundamental. Procure fazer o pré-natal o quanto antes. Compreenda os processos de transformação que estão a acontecer com o seu corpo. Exponha as suas dúvidas. Desabafe. A negação não vai levar a gestação longe, em vez disso, você vai perder o tempo que você poderia ter investido em assistência pré-natal e aconselhamento. Você tem opções, e fazer uma escolha pode ser simples ou difícil, dependendo da sua situação, mas o que é certo é que você tem de agir.


O enjoo na gravidez é para a maior parte das mulheres um dos aspectos mais temidos na gravidez. Estima-se que entre 50% a 80% das mulheres têm enjoos na gravidez, mas como cada mulher é diferente e cada gravidez é diferente, a intensidade e frequência do enjoo irá variar de mulher para mulher. No entanto, não tem que se preocupar nem ficar apavorada com os enjoos, não há nada de errado com sua gravidez pelo facto de você ter enjoos, é um processo normal da gravidez.

Enjoo na gravidez quando começa e suas causas

Ainda não se conhecem exatamente as causas dos enjoos e porque é que estes afetam as mulheres de forma diferente, mas o que se sabe, é que quando a mulher engravida, o seu corpo começa a produzir um novo tipo de hormônio (chamado de Hormônio Coriônico Gonadotrófico – HCG), que vai ajudar os seus ovários a produzirem estrógeno e progesterona.

Estes hormônios da gravidez, se por um lado ajudam a manter a gravidez, por outro vão também causar alterações nos movimentos gastrointestinais. A progesterona vai desacelerar esses movimentos, o que faz com que o alimento demore mais tempo a sair do estômago e se mova de forma mais lenta através do sistema digestivo. Resumidamente, os hormõnios da gravidez vão retardar a digestão, provocando assim os enjoos.

Apesar da ciência ainda não ter conseguido descobrir exatamente porque é que algumas mulheres são mais susceptíveis a ter enjoos na gravidez do que outras e a sua relação com os hormônios da gravidez, alguns estudos recentes realizados na Noruega pelo Instituto de Saúde Pública, revelam que os enjoos na gravidez podem ser de origem genética. Ou seja, grávidas que tiveram mães que enjoaram durante a sua gravidez podem vir a ter enjoo na gravidez mais facilmente.

Existem mulheres que não chegam a ter enjoo na gravidez, mas as que têm, normalmente só sentem os enjoos durante o primeiro trimestre(3 primeiros meses) quando o nível hormonal é mais elevado. Para algumas o enjoo na gravidez pode estar presente até ao 4º e 5º mês de gravidez.

Enjoos na gravidez o que fazer

Não existem soluções que parem ou evitem completamente o enjoo na gravidez. Existem apenas algumas dicas que podem ajudar a amenizar esse mal-estar, como por exemplo: comer pequenas porções em vez de refeições muito pesadas; fazer refeições mais frequentes (de duas em duas horas); evitar comer alimentos muito gordurosos e muito condimentados; comer bolachas de água e sal pode ajudar a aliviar o mal-estar; evitar comidas com odores muito fortes.

Procure falar com o seu médico acerca do seu enjoo na gravidez e dos seus enjoos matinais. Especialmente se estiver a pensar em recorrer a alguma medida mais drástica como o uso de medicamentos ou remédios que possam pôr em risco a sua gravidez.


A gravidez é uma jornada maravilhosa! É um processo de rápidas alterações e desenvolvimentos onde em apenas nove meses você cria um ser cheio de vida. Acompanhe a sua gravidez mês a mês e saiba as transformações que o seu corpo passa durante os 9 meses de gestação.

Normalmente a gravidez é dividida em três etapas. O primeiro trimestre, o segundo trimestree o terceiro trimestre. Cada trimestre composto por 3 meses. O primeiro trimestre inicia a partir da última menstruação da mulher e vai até á 12ª semana de gravidez. O segundo trimestre vai da 13ª até á 27ª semana de gravidez.

O terceiro trimestre inicia na 28ª semana até ao momento do parto. Estes 3 trimestres têm diferentes acontecimentos a nível físico e emocional que os torna bem distintos e únicos.

Descrever e analisar a gravidez mês a mês é uma forma de subdividir os três trimestres para que você melhor compreenda as transformações que vão ocorrendo em cada momento da sua gravidez.

Primeiro mês de gravidez (semana 1-4) -

Neste primeiro mês de gravidez muitas mulheres nem se apercebem que estão grávidas porque os primeiros sintomas de gravidez são muito parecidos com os da pré-menstruação, e também pela forma como os médicos calculam o tempo de gravidez. Os médicos não contam o tempo de gravidez a começar no momento que você tem relações sexuais e o esperma fecunda o óvulo. As 40 semanas começam a partir do último dia do seu período, desta forma você pode não estar realmente grávida até por volta da 3ª semana quando o esperma fecunda o óvulo. No entanto, pelo final da 4ª semana o ovo fertilizado (chamado de zigoto) já subiu as trompas e se instalou no útero da mulher. É desta pequena estrutura, que mede cerca de 0.1-0.2 mm, que se vão desenvolver todos os órgãos do seu bebê. No final deste primeiro mês algumas mulheres já começam a desconfiar que podem estar grávidas.

Segundo mês de gravidez (semana 5-8) –

A maioria das mulheres descobre que está grávida no segundo mês de gravidez, quando os primeiros sintomas de gravidez começam a ser mais frequentes. Enquanto você está excitada com a novidade da gravidez, o seu bebê está a formar o seu coração, e pela 6ª semana de gravidez você já pode sentir os seus batimentos com o Ultra-som. Na 8ª semana o embrião já mede cerca de 8-11 mm e tem a forma de um “C”. Outros órgãos como os intestinos, rins e olhos também se começam a desenvolver.

Terceiro mês de gravidez (semana 9-13) –

É durante este mês que o seu bebê deixa de ser um embrião e entra no período fetal. Os braços estão mais desenvolvidos, os dedos ganharam forma, os ossos começam a se formar, o cordão umbilical está formado e a placenta começa a funcionar. Com alguma sorte na 13ª semana (final do 3º mês) já pode saber o sexo do seu bebêzinho. No final do terceiro mês acaba o primeiro trimestre e você vai começar a se sentir melhor. Normalmente as náuseas e a fadiga começam a ser menos frequentes e você começa a apreciar o seu corpo.


Este segundo trimestre é um período de rápido crescimento para o seu bebê –o esqueleto está em desenvolvimento e o bebêzinho começa a ter unhas. Algures neste trimestre a mãe vai sentir o bebê se mexendo pela primeira vez – isto inicialmente parece uma vibração. A sensação se torna mais regular. No final do segundo trimestre (28 semanas) o bebê é geralmente capaz de sobreviver se nascer prematuramente – a maioria dos órgãos do corpo estão funcionando e o bebê está praticando os movimentos de respiração.

Quarto mês de gravidez (semana 14-17) –

Durante o quarto mês a maior parte dos órgãos do seu bebê já estão formados. Neste mês o seu bebê tem cerca de 85 gramas, mede aproximadamente 16 cm e começa agora a sentir as alterações das luzes e sons. A placenta toma conta da produção das hormonas que são necessárias para a sua gravidez, assim você começa a sentir-se um pouco melhor neste segundo trimestre.

Quinto mês de gravidez (semana 18-22) –

O quinto mês é muito especial para muitas mulheres porque o sexo do bebê pode ser em grande parte das vezes determinado durante o Ultra-som, como também o seu movimento começa a ser cada vez mais perceptível. Surge uma fina camada de pêlos (chamada lanugem) para proteger a pele do bebêzinho que tem agora cerca de 285 gramas e mede sensivelmente 25 cm. É neste mês que se começa a notar cada vez mais a sua gravidez pelo tamanho da sua barriga. Por volta das 20 semanas o seu útero cresce aproximadamente 1 cm por semana.

Sexto mês de gravidez (semana 23-27) –

Se ainda não leu para o seu bebê é uma boa altura para começar pois os seus ouvidos podem ouvir a sua voz. Os lábios e sobrancelhas começam-se agora a formar e a lanugem escurece. O seu bebêzinho começa agora a mexer-se cada vez mais, pode abrir e piscar os olhos e pratica a respiração para quando nascer. Tem neste mês aproximadamente 600 gramas e mede cerca de 30 cm.


Os últimos três meses de gravidez são um período de crescimento para o bebê onde ele constrói as reservas de gordura e fica pronto para o nascimento. O Cabelo e as unhas estão crescendo e a pele do bebê parece nesta fase menos enrugada. O pequeno corpo parece mais arredondado, e os pulmões estão se a desenvolver e se preparando para o nascimento e sobretudo para o mundo exterior. É normal muitas mulheres sentirem-se novamente mais cansadas pois o bebêzinho começa a ficar mais pesado e a dificultar um bocadinho o movimento. As idas frequentes ao banheiro também tornam a ser mais frequentes.

Sétimo mês de gravidez (semana 28-31) –

O sétimo mês marca o início do terceiro trimestre e a contagem regressiva para o dia do nascimento do seu bebê. Tanto a mãe como o bebê continuam a crescer. É normal neste período começar a virar a cabeça para baixo. Atinge neste mês cerca de 1kilo e tem aproximadamente 35 cm.

Oitavo mês de gravidez (semana 32-35) –

O seu bebê está cada vez mais perto do dia do nascimento. A íris do olho já abre e fecha em resposta á luz. Os seus olhos abrem e fecham por vontade do seu bebê e até as unhas já chegaram até á extremidade do dedo. É um dos meses em que o seu bebêzinho ganha mais peso (gordura e tecido muscular), atingindo aproximadamente 1.7 kilos e mede cerca de 40 cm.

Nono mês de gravidez (semana 36-40) –

Chegamos ao fim da jornada! Neste último mês de gravidez são feitos os ajustes finais. Os órgãos do seu filhote já estão formados há muito tempo e no momento do parto ele terá cerca de 45 a 55 cm de comprimento e vai pesar cerca de 2,2 Kg e 3,2 Kg. Você irá começar a sentir contrações enquanto se prepara para entrar em trabalho de parto. Também os seus seios fazem as preparações finais para a amamentação do seu filhote.

Tenho que tirar o piercing do umbigo agora que estou grávida?

Se você ainda não tem um piercing no umbigo e está louca para colocar, é melhor adiar o projeto para depois do parto, já que o crescimento da barriga estica a pele e pode provocar irritação na região. Além disso, com o passar dos meses, vai ficar cada vez mais difícil manter a área limpa e evitar uma infecção.

"Mesmo que retirado o piercing no início da gravidez, o furo tende a se alargar", observa a obstetra Eleonora F. Stocchero Fonseca. "O ideal é tirar alguns meses antes de engravidar para tentar cicatrizar o furo antes do crescimento da barriga."

Lembre-se de que terá que tirá-lo de qualquer jeito se for se submeter a uma
cesariana, porque não pode haver metal perto do local onde a incisão será feita. O equipamento usado para estancar o sangramento das veias depois do parto pode estragar o piercing e causar danos nos tecidos ao redor. Mesmo porque ninguém vai querer arriscar perder o piercing dentro da barriga!

10 passos para uma gravidez saudável
·

A gravidez é um momento ideal para começar a se cuidar a sério, tanto em termos físicos como emocionais. Sua chance de ter uma gestação tranquila e um bebê saudável aumentarão muito se você seguir algumas orientações simples:

1. Organize e planeje seu pré-natal

Um bom pré-natal é essencial para a saúde do bebê, e escolher o obstetra ou ginecologista o quanto antes ajuda a construir um bom relacionamento até a hora do parto. Peça recomendações às suas amigas.

2. Alimente-se bem

Você não precisa comer mais porque está grávida, mas é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável. Muitas mulheres param de comer certo tipo de alimento, mas é sempre possível arranjar um substituto que tenha valor nutricional parecido. O ideal é ter uma dieta que inclua verduras, legumes e frutas, carboidratos (de preferência integrais), proteína -- que pode vir do peixe, da carne, do frango, dos ovos, de castanhas ou sementes -- e também leite e laticínios em geral.

3. Tome cuidado com o que come

É melhor evitar certos alimentos na gravidez, porque eles podem representar risco para o bebê se estiverem contaminados. A listeriose, doença que provoca aborto espontâneo ou problemas graves no recém-nascido, pode ser transmitida por queijos como o brie, camembert, roquefort, gorgonzola e os queijos brancos tipo frescal ou "de Minas", estes últimos às vezes feitos com leite não-pasteurizado.

Devido ao risco de toxoplasmose, que embora seja pequeno existe, evite comer carne crua ou malpassada. Lave bem verduras, legumes e frutas para tirar todo resquício de terra ou sujeira.

Infecções alimentares por salmonela (salmonelose) são transmitidas por alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e leite, portanto segure a vontade de lamber a colher de massa de bolo crua.

4. Tome suplemento de ácido fólico

O único suplemento que é considerado vital na gravidez é o ácido fólico, que ajuda a prevenir problemas congênitos no bebê ligados ao fechamento do tubo neural, como a espinha bífida, ou mielomeningocele. Trata-se de uma condição grave que acontece quando o tubo que abriga o sistema nervoso central, na coluna, não se fecha totalmente, o que pode causar deficiências. Todas as mulheres que estejam pensando em engravidar devem tomar um suplemento diário de 400 mcg de ácido fólico, desde antes da concepção até o fim do primeiro trimestre da gravidez. No Brasil, as farinhas de trigo já são fortificadas com ácido fólico para atingir toda a população, mas isso não elimina a necessidade do suplemento. O folato também está naturalmente presente em alimentos como as verduras (espinafre, brócolis e repolho, por exemplo), o suco de laranja, a beterraba e o feijão.

Outros nutrientes importantes para sua saúde e para a do bebê são o ferro e o cálcio, que podem ser supridos normalmente pela alimentação. No entanto, muitos médicos receitam suplementos vitamínicos especiais para grávidas, que contêm reforços desses nutrientes.

A gordura natural dos peixes, como o ômega 3, também tem um efeito benéfico no peso do bebê e no desenvolvimento do cérebro e dos nervos no final da gravidez. Os peixes que mais contêm esse tipo de ácido graxo são o salmão, a sardinha, a truta, a cavalinha e o arenque.

5. Faça atividade física regularmente

Um bom programa de exercícios vai lhe dar a força e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez e para aguentar o estresse físico do parto. Também contribui para que você entre em forma mais rápido depois que o bebê nascer. Além disso, a atividade física ajuda a melhorar o humor, com a liberação da serotonina -- o que reduz o risco de você sucumbir a uma certa tristeza comum nessa fase.
Se você já está acostumada a se exercitar, o mais provável é que possa continuar com a mesma atividade, desde que esteja se sentindo confortável. Mas não faça esportes em que corra o risco de cair ou levar impactos. Os mais benéficos são atividades mais amenas, como caminhadas, natação, hidroginástica e ioga.

6. Comece a exercitar os músculos da região da vagina

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar disso, mas esse tipo de exercício devia ser feito por todas as mulheres desde a adolescência. Além de combater o problema da incontinência urinária, ele contribui para aumentar o prazer sexual -- por isso é usado nas técnicas de pompoarismo.

A vantagem é que você pode fazê-lo a qualquer hora, em qualquer lugar, sem ninguém perceber. Os músculos do assoalho pélvico formam uma rede na base da sua pelve e sustentam a bexiga, a vagina e o reto. Durante a gravidez, eles sofrem a pressão do peso do útero, e também ficam mais relaxados por causa das mudanças hormonais. A prática diária dos exercícios ajuda a fortalecê-los.

Várias vezes por dia -- por exemplo, enquanto lava as mãos, escova os dentes ou prepara o café --, faça dez contrações lentas e dez rápidas dos músculos do assoalho pélvico. Um bom jeito de sentir como fazer essas contrações é imaginar que está fazendo xixi e interromper o fluxo imaginário de urina.

7. Não tome remédios sem falar com o médico

Não tome nenhum tipo de remédio sem antes perguntar para o médico se pode. Se você costuma usar algum medicamento, pergunte na primeira consulta do pré-natal se vai poder continuar tomando. Antes da consulta, tente lembrar os problemas que você costuma ter com frequência e os remédios que toma (como para alergia, cólicas, dor de cabeça, problemas de pele etc.). Faça uma lista e verifique com o médico o que vai poder tomar se precisar. Mas o ideal mesmo é evitar ao máximo tomar remédios.

8. Reduza seu consumo de cafeína

O café, o chá e os refrigerantes à base de cola e guaraná são estimulantes. Algumas pesquisas indicam que o excesso de cafeína pode contribuir para o risco de o bebê nascer abaixo do peso. A quantidade máxima aceitável é de quatro cafezinhos por dia (ou seis xícaras de chá), mas o melhor mesmo é reduzir o consumo.

9. Pare de fumar e de beber

Mulheres que fumam têm risco maior de aborto espontâneo, de parto prematuro e de ter um natimorto. Estudos mostram que grávidas que fumam um maço ou mais por dia têm mais probabilidade de ter um bebê com lábio leporino ou fenda palatina. O ideal é parar de fumar antes mesmo de engravidar, mas qualquer redução no número de cigarros que você fuma por dia já facilita um pouco a vida do seu bebê.

Não consuma bebidas alcoólicas regularmente. O álcool chega rapidamente ao bebê pela placenta, e a grande ingestão de álcool durante a gravidez está ligada a doenças da síndrome alcoólica fetal, que inclui desde dificuldades de aprendizagem até problemas congênitos graves. Beber muito, mas de uma vez só, numa saída à noite, por exemplo, também é prejudicial. O mais garantido é seguir a orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e não beber durante a gravidez. Alguns médicos brasileiros, no entanto, adotam uma postura mais flexível, permitindo que suas pacientes tomem, em ocasiões especiais, uma taça de vinho ou um copo de cerveja.

10. Descanse

O cansaço e o sono que você sente no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez não são nada mais que seu corpo pedindo para você ir com calma. No melhor dos mundos, uma soneca todo dia depois do almoço seria perfeita. Se não dá, tente dar uma relaxadinha de meia hora, pôr os pés para cima, do jeito que conseguir. Técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagem ajudam a reduzir o estresse e colaboram para você dormir bem


Sexo na gravidez para os homens

Estamos "grávidos". Isso afeta minha vida sexual?

Alguns homens consideram o sexo durante a gravidez extremamente excitante; outros, no entanto, nem querem ouvir falar do assunto. Ambos os casos são perfeitamente normais e dependem de uma série de fatores. Uma coisa é certa: a vida sexual muda na gestação.

O sexo pode machucar o bebê?

Talvez o motivo mais comum para homens (e mulheres) diminuírem a frequência sexual é o medo de machucar o bebê. Se você estiver preocupado com isso, esqueça. Seu filho está bem protegido pelo líquido amniótico, e, a menos que o ato sexual seja extremamente bruto, quase não há chances de machucar a mãe ou o bebê. Em algumas circunstâncias, como em casos de placenta prévia ou histórico de abortos espontâneos, os médicos aconselham os casais a não manter relações sexuais com penetração por algum tempo.

E se minha parceira e eu tivermos formas diferentes de encarar o sexo nesta fase?

Mudanças da libido durante uma gestação são comuns tanto para homens como para mulheres. É possível que no primeiro trimestre da gravidez você sinta mais desejo do que nunca. Para muitos homens, o fato de engravidar uma mulher representa uma espécie de confirmação de sua própria masculinidade. Além disso, alguns futuros papais sentem uma conexão especial com suas parceiras, e essa proximidade é, em muitos casos, manifestada através do sexo.

Para outros homens, no entanto, o primeiro trimestre (e talvez a gravidez inteira) é um momento de menor desejo sexual, com o corpo da mulher menos divertido e atraente. Há também a constatação de que, quando a gestação terminar, a parceira terá se tornado mãe, algo que encaram como não necessariamente sexy.

À medida que os meses passam, as diferenças de apetite sexual entre os parceiros podem continuar. A maioria dos homens tende a gostar das novas curvas da mulher, mas muitos também consideram a barriga em crescimento e os seios vazando nada tentadores.

Uma coisa importante de se ter em mente é que o conforto da mulher tende a estabelecer o ritmo sexual do casal nesta fase. Sua parceira poderá se sentir mais livre e disposta para o sexo agora que não precisa se preocupar com métodos anticoncepcionais. A idéia de ter criado uma vida junto com você também pode ser estimulante para ela.

Por outro lado, grande parte do primeiro trimestre da gestação poderá ser marcado por
náusea e enjôos. Às vezes há ainda a preocupação em machucar o bebê ou simplesmente o temor por parte dela de estar gorda demais.

O que fazer para manter uma vida sexual saudável?

A resposta é simples: mantenha um bom canal de comunicação, que permita a cada um de vocês expressar seus desejos e temores. Também uma oportunidade de expandir os horizontes sexuais, principalmente no final da gravidez, quando certas posições, como o "papai-e-mamãe", podem ser desconfortáveis ou até impossíveis. Tente variar de posição, experimentando, por exemplo, deixar a mulher por cima, ficar lado a lado ou fazer a penetração vaginal por trás.

Agora, caso o sexo com penetração não esteja sendo prazeroso, transporte-se para aquelas épocas do começo de sua vida sexual, quando se fazia de tudo menos chegar aos "finalmentes". Não era gostoso? Então, lembre-se de que masturbação, sexo oral e vibradores podem ser tão estimulantes quanto sexo com penetração.


Mães revelam 10 itens indispensáveis para quem tem bebê


1. Pano de boca ou fralda de pano

"Fraldas de pano são boas para cobrir algum lugar onde colocar o bebê. Depois quando ficar grande, usa para limpar a mão, a boca."

"Servem para aparar peito vazando leite, para cobrir o lugar onde vai deitar o recém-nascido, para limpar cocôs e regurgitadas..., sendo que são pequenas e leves para transportar."

2. Fraldas descartáveis

"Não aconselho fazer estoque de um monte de fralda do mesmo tamanho e da mesma marca, porque às vezes não cabe direito, pode vazar ou dá alergia, e aí você acaba desperdiçando um tantão de fraldas."

"Enquanto não tivermos um esquema para lavar fraldas de pano, igual nos EUA, o meio ambiente que me desculpe, mas tem de ser a descartável mesmo."

"Fralda descartável poupa um tempo incrível, se pensarmos que a outra alternativa são fraldas de pano. Mas torço para que inventem logo as fraldas biodegradáveis."

3. Lenços umedecidos

"Precisei testar algumas marcas diferentes até acertar e não dar assaduras, mas, quando deu certo, foi a coisa mais prática que me aconteceu. Vale para bumbum, mãozinhas engorduradas, pé sujo de areia."

"Não usei no bebê bem pequeno, mas muitas vezes em mim mesma para limpar rápido aquela sujeirada que ficava na mão depois da troca."

4. Pomada antiassaduras

"Nunca poderia ter imaginado que pomadas fossem tão imprescindíveis como essas contra assaduras de bebê. Tenho a básica do dia-a-dia e uma receitada pelo pediatra para quando a coisa fica feia demais e meu filho até chora de dor. "

"Escudo mágico. Eu misturava com óleo de amêndoas para deixar mais molinho e fazer render mais."

5. Chupetas

"Sempre fui contra, mas tive que comprar porque meu filho estava fazendo meu peito de chupeta."

"É uma maravilha, acalma o bebê. Mesmo mamando superbem, o ato da sucção da chupeta o acalma."

6. Cadeirinha para o carro tipo bebê-conforto

"Nada como tirar o bebê do carro dormindo e colocá-lo num cantinho para continuar dormindo e você poder fazer as coisas em paz."

"(Além de usar no carro), a cadeirinha ainda serve para dar papinha, mudar de 'ângulo de visão', 'estacionar o bebê' no restaurante e até como balancinho, no chão de casa, para fazer dormir!"

7. Roupas de frio e calor

"Pelo menos duas de cada, porque nunca sabemos quando eles vão golfar."

"Como eles se sujam muito por causa das fraldas sujas e do leite que quase sempre volta, tem que andar para cima e para baixo com roupinhas extras na sacola. E aí sempre dá aquela insegurança de que o tempo pode mudar e ele ficar com calor ou com frio..."

8. Carrinho leve de passeio

"Carrinho simples, daqueles cabo de guarda-chuva. O que eu não recomendo são aqueles carrinhos de passeio caros e trambolhos! Ocupam todo o porta-mala e espaço na casa!"

"Fique atenta ao tamanho do porta-malas do seu carro ao comprar o carrinho."

9. Mamadeiras

"Ainda que se pretenda amamentar, é bom tê-las à mão."

"Comprei uma pequena e algumas grandes, e depois me arrependi de ter comprado a pequena, porque logo o bebê passou a mamar mais leite e perdi a menor."

10. Termômetro

"Sempre digital. Usei os com frescura (ouvido, testa etc.), mas o que funciona mesmo é embaixo do braço, com o bebê quietinho e aconchegado no seu colo enquanto não vem o 'pi pi'..."

"Termômetro para mim é um regulador de pânico, já que me ajuda a ver se é preciso apenas monitorar a febre do bebê ou se preciso me alarmar."

"Termômetro digital agiliza a tomada de temperatura...Meio da madrugada, a criança dodói e você cheia de sono tendo que segurar o bracinho e esperar..."

E para você, o que não pode faltar?

Escreva no espaço para comentários, abaixo, que item não consta da lista e você considera essencial com um bebê pequenininho.


A mala da maternidade

O que levar para você

Camisolas ou pijamas com abertura na frente para facilitar a amamentação (pelo menos três --eles podem sujar por causa do sangramento pós-parto). Tem gente que prefere roupas confortáveis de ficar em casa, em vez de pijama.

Calcinhas grandes e confortáveis, já "testadas", de preferência as que você já está usando na gravidez. Você vai ter de usá-las com absorventes enormes, seja parto normal ou cesárea. Leve cinco pelo menos.

Penhoar para andar pelos corredores do hospital depois do parto e para receber visitas

Chinelo ou sandália de dedo

Meias

Sutiã de amamentação

Conchas ou absorventes para os seios

Produtos de higiene pessoal como escova, xampu, condicionador, sabonete, escova de dentes e pasta (a maternidade pode até oferecer, mas você vai preferir os produtos a que já está acostumada). Leve também um batonzinho, afinal vai ser inevitável você sair nas fotos e filmagens.

Absorventes -- lembre-se de que é normal ter
sangramento depois do parto(tanto vaginal como cesárea). Os hospitais costumam fornecer absorventes, mas leve pelo menos uma embalagem do tipo noturno, se você tiver uma marca preferida.

Roupas para a saída do hospital que sejam folgadas e bem confortáveis, já que a barriga de grávida não some de um dia para o outro!

Máquina fotográfica e pilhas extras

Filmadora e carregador de bateria, se tiver

Livros e revistas

Lembrancinhas e enfeite de porta, se tiver preparado esses itens com antecedência. Se não, não se preocupe, eles não são essenciais.

Lista com os telefones das pessoas a serem avisadas do nascimento

A malinha do bebê

Não se preocupe com as fraldas descartáveis, que costumam ser cedidas pelas maternidades e hospitais. Você vai precisar levar:

• 6 macacões tamanho RN

• 6 bodies ou camisas tipo pagão

• 6 calças com pé (mijão)

• 1 manta de algodão

• 2 xales de linha ou lã (pode ser um só, especialmente se estiver calor)

• 2 casaquinhos de lã, de preferência com botões na frente e que não tenham que passar pela cabeça

Fraldas de tecido para apoiar no ombro ao colocar o bebê para arrotar

• 6 paninhos de boca

• 6 pares de meias, se estiver muito frio

É bastante roupa, mas os hospitais pedem roupinhas reservas para garantir que não haja imprevisto.

Lembre-se de lavar tudo antes com sabão de coco ou neutro e de separar as roupas que sejam adequadas para a época do ano. É verdade que os bebês ao nascer precisam ser mantidos em temperatura mais quente, mas não exagere nos agasalhos, porque eles podem deixar seu filho desconfortável. Se estiver na dúvida, peça orientação às enfermeiras da maternidade nas primeiras trocas.

As maternidades preferem que os bebês não usem lacinhos nem pulseirinhas, que podem acabar se perdendo nas trocas.

Atenção: Além da mala, na hora de sair de casa há outros itens que você deve se lembrar de pegar. Faça uma lista e deixe bem visível para verificar, na pressa de sair, se não esqueceu nada:

• carteirinha do plano de saúde
• cartão de pré-natal ou carta do médico com informações do pré-natal
• documentos pessoais.

 





id='fb-root'/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai, não custa nada *-*

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.