Festa Junina

Boa Festa Junina!



O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.

Definição
Boa Festa Junina!



É praticamente impossível falar do estilo sem citar as camisas xadrez. São tantas variações de estampas e modelos que sempre vai ter uma para cada gosto. Para uma produção mais básica, vale colocar a camisa com um short jeans e bota, look perfeito para uma festa durante o dia. Para quem gosta de vestidos, a camisa pode ser vir como um casaco. Quem quiser dar um nózinho, fica um charme também!

Looks
Boa Festa Junina!



O xadrez também pode ser usado de maneira menos óbvia. Uma boa dica é misturar com outra estampa, que dá um efeito bem jovem e descolado. Outra ideia é escolher um xadrez com uma cor bem vibrante e combinar com cores neutras. Veja como fica divertido!

Looks
Boa Festa Junina!



Tem sempre aquele arraiá em que as pessoas capricham um pouco mais no visual, algo parecido com o estilo que as mulheres usam para ir à Pecuária. É o caso das camisas de seda combinadas com coletes de couro ou pele falsa. Para fechar, legging preta ou jeans, botas ou sapatos fechados.

Looks
Boa Festa Junina!



Para entrar no clima mesmo de festa junina, escolha um vestido ou saia mais rodada. Vestidos curtinhos ficam um charme com botinhas estilo country ou modelos com o cano mais longo.

Looks
Boa Festa Junina!



Pra quem conhece a Andreza Goulart, sabe que ela arrasa nas maquiagens né? Olha a maquiagem que ela fez!

http://www.youtube.com/watch?v=HwiGjuOCWD8&feature=related

Maquiagem

Boa Festa Junina!


Tranças
As duas trancinhas são o penteado tradicional das Festas Juninas, por isso são sempre uma boa escolha! Para variar, aposte na trança feita de lado (você pode prender com uma fitinha, como na foto, ou mesmo com elásticos coloridos). Outra opção é enfeitar toda a trança com fitinhas coloridas, combinando com a cor do vestido. É só amarrar as fitinhas no começo de cada mecha, antes de começar o penteado, e depois trançar junto com o cabelo.

Penteados
Boa Festa Junina!



Solto
Se você não abre mão de deixar seu cabelo solto, aposte nos acessórios! Flores grandes e de cores vibrantes têm tudo a ver com a festa, além de deixar o look super feminino. Para as mais discretas, tic-tacs coloridos são uma ótima opção!

Penteados
Boa Festa Junina!



Quentão de suco de uva
Ingredientes
- 500 ml de água
- 250 ml de suco de uva
- Suco de meio limão
- Cravo
- 1 pedaço de gengibre descascado e ralado
- Canela em pau
Como fazer
Misture a água e o suco em uma panela e aqueça. Quando começar a ferver, misture os outros ingredientes e deixe ferver por mais 5 minutos. Antesde servir, lembre-se de provar para ver se está bom de açúcar e corrija se estiver faltando.

Receitas
Boa Festa Junina!



Bolo de milho verde
Ingredientes
- 2 xícaras de milho verde
- 1 xícara de açúcar
- 2 xícaras de leite desnatado
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de queijo ralado
- 4 ovos
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Como fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois despeje a mistura em uma assadeira untada. Asse em forno médio até que a massa comece a ficar dourada.

Receitas
Boa Festa Junina!



Pé de moleque
Ingredientes
- 3 xícaras de leite desnatado
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 xícara (chá) de amendoim sem pele
Como fazer
Junte o leite, o açúcar, a manteiga e o bicarbonato de sódio em uma panela e leve ao fogo baixo. Vá mexendo com uma colher de pau e deixe cozinhar por 1 hora e meia. Enquanto isso, torre o amendoim no forno. Basta colocar em uma assadeira e deixar em temperatura média por meia hora. Misture a pasta com o amendoim em uma assadeira e espere esfriar. Depois, é só cortar o pé-de-moleque e servir!

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA

Pescaria

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia. Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos. Em quermesses é também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.

Corrida do saco

Também muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas.

Corrida do Saci-Pererê

Parecida com a corrida do saco, porém os participantes devem correr apenas num pé.

Jogo do rabo do burro

Este jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.

Derrubando latas

Basta colocar várias latas vazias num muro. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas.

Correio Elegante

Os organizadores da brincadeira servem como intermediários na entrega de bilhetes com mensagens de amor, amizade, paquera ou apenas brincadeira.

Pau de sebo

Esta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.

Quebra-pote

Um pote de cerâmica fina é recheado de doces e balas. Esse pote é amarrado em uma trave de madeira. O participante (geralmente criança), de olhos vendados, e munido de uma madeira comprida tentará acertar e quebrar o pote. Quando isso acontece todos podem correr para pegar as guloseimas.

Corrida do Ovo na colher

Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.

COMIDAS TÍPICAS DE FESTA JUNINA
Toda Festa Junina deve contar com os pratos típicos, pois eles fazem parte da tradição desta importante festa da cultura popular brasileira. São doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região interior do Brasil. Podemos destacar que muitos cereais (milho, arroz, amendoim) estão na base de grande parte das receitas destas comidas. O coco também aparece em grande parte das receitas, principalmente dos doces.

As principais bebidas e comidas de Festa Junina:

- Arroz Doce

- Bolo de Milho Verde

- Baba de moça

- Biscoito de Polvilho

- Pipoca

- Curau

- Pamonha

- Canjica

- Milho Cozido

- Suco de milho verde

- Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e
canela)

- Biscoito de Polvilho

- Batata Doce Assada

- Bolo de Fubá

- Bom-bocado

- Broa de Fubá

- Cocada

- Cajuzinho

- Doce de Abóbora

- Doce de batata-doce

- Maria-mole

- Pastel Junino

- Pé de moleque

- Pinhão

- Cuzcuz

- Quebra Queixo

- Quindim

- Rosquinhas de São João

- Vinho Quente

- Suspiro


Como organizar uma Festa Junina

( http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1020332 )

Trajes

Sabe aquela calça jeans, camisa ou vestido que está no fundo do armário? Enfeite-os com retalhos de tecidos e abuse da criatividade! Para finalizar, não se esqueça da maquiagem, das trancinhas e, é claro, do chapéu de palha. Siga a tradição da região onde você mora: use trajes típicos gaúchos, vestidos de chita ou camisas xadrez com retalhos em forma de coração... Prestigie a cultura brasileira!

Como organizar sua festa junina

( http://www.festajunina.com.br/Organizar )
créditos : a tgds
Boas Festas divas *o*
id='fb-root'/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai, não custa nada *-*

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.