Marcas corporais: Piercing e tatoo

Marcas Corporais.
Beleza ou Risco?

Primeiramente deixar claro, que quem possue um piercing ou umta tattoo, tem seu tempo nescessario para a cicatrização, sendo assim, no minimo 03 meses se comer comida remosa, exemplos:



Caranguejo; Fruta do conde ou ata; Mortadela; Carne enlatada;
Feijoada; Panelada; Mariscos em geral; Ovo; Pato; Porco;
Peixe de pele; Camarão; Presunto; Peru; Abacaxi; Amedoim;
Carneiro; Molusco; Salsicha; Calabresa; Melancia;
Chocolate; Cavala; Arraia; Maionese; Fritura;
Refrigerante;  Pimenta; Farinha; Alecrim ,Salsinha.



Hoje em dia virou mais do que moda, em alguns grupos de adolescentes virou praticamente ‘lei’ ter uma tatuagem ou um piercing.




Marcas Corporais.
Beleza ou Risco?

Não existe um perfil definido ou uma justificativa para o uso de tatuagens e piercings. O que se sabe é que esses dois adornos do corpo conquistam a simpatia de um número crescente de pessoas, transformando-se, muitas vezes, na marca registrada de quem os usa. A atitude de tatuar o corpo ou de espalhar brincos em partes não convencionais pode até revelar uma personalidade destacada com um toque de rebeldia, determinação e jovialidade e, talvez, seja buscando isso mesmo que cada vez mais pessoas estão aderindo.
Segundo psicólogos, o fato de tatuar o corpo pode significar o desejo de traduzir alguma coisa que a pessoa não sabe expressar em palavras, um desejo oculto. Entretanto, essa também pode ser uma atitude sem segundas intenções, ditada apenas pelo modismo ou por um apelo estético.
O mesmo acontece com o uso do piercing. É como escolher um corte de cabelo, ou decidir usar roupas de determinado estilo. Para a maioria das pessoas não há um significado expresso no ato de fazer piercing ou tatuagem.




Marcas Corporais.
Beleza ou Risco?

Modismo ou não, o uso tanto de tatuagens quanto de piercings tem seu preço. A pessoa se expõe a riscos de contaminação por bactérias que causam infecções como impetigo ou por vírus que causam doenças como a hepatite, a Aids, a sífilis e muitas outras. Segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais, o único caso registrado, no mundo, de lepra transmitido por objeto aconteceu durante um processo de tatuagem. A contaminação acontece porque os procedimentos nem sempre são realizados em boas condições de higiene. Em muitos casos, agulhas são reutilizadas e, como há sangramento da região que vai ser trabalhada, até o dedo ou algodão utilizado para estancar o sangue pode transmitir doenças.
Também podem surgir reações alérgicas e cicatrizes indesejáveis como as queloideanas. E se a pessoa tem algum tipo de doenças dermatológicas, como psoríase, líquen plano, vitiligo e verrugas, estas podem aparecer nos locais do trauma. A tatuagem também pode provocar um tipo de reação inflamatória, chamada granuloma, ocasionada pela presença de corpos estranhos que penetram na pele durante o ato de tatuar, ou pelo próprio pigmento introduzido.




Marcas Corporais.
Beleza ou Risco?

Não existem locais no corpo mais seguros para piercing ou tatuagens. A cicatrização em mucosas, em geral, é mais fácil e sem marcas. Entretanto, permanece o risco das infecções. Se a pessoa decide mesmo realizar o procedimento, a escolha do profissional e da clínica deve ser consciente. Devem ser evitados locais que não tenham o selo de qualidade da Secretaria de Saúde. Esse documento é a garantia de que o estabelecimento segue as condutas mínimas de higiene recomendadas.
A escolha do profissional também é muito importante. “O resultado imediato”, tanto de piercings como de tatuagens é sempre muito bom. Entretanto, a médio e longo prazo podem aparecer problemas e o profissional deve deixar isso muito claro para quem se dispõe a realizar um desses dois procedimentos.




Marcas Corporais.
Beleza ou Risco?

A recomendação é que se escolha profissional e clínica capacitados, qualquer que seja o procedimento. A ideia de fazer piercing ou tatuagem deve ser rejeitada se a pessoa tem alguma doença dermatológica como psoríase e verrugas viróticas ou doenças sistêmicas como diabetes.
Mas, tatuar o corpo significa introduzir pigmentos na derme. Quando isso acontece, a presença desse corpo estranho (o pigmento) é logo sentida pelo organismo. Daí o organismo tende a expulsá-la e o resultado é que, em vez de tatuagem, o que fica é uma cicatriz. Não existe tratamento 100% eficaz para a remoção de tatuagens quando se deseja ou necessita retirá-las. As marcas permanecem sempre, mesmo quando é o organismo quem as rejeita.
As marcas de piercing, em geral, também são irreversíveis. Para corrigi-las são necessários pequenos procedimentos cirúrgicos.




Piercing.
Beleza ou Risco?

Existem diversos materiais para as joias. Apesar de normalmente se dizer que o mais indicado é o aço cirúrgico, tal não é verdade. O ideal será usar material como o Titânio ou mesmo o Teflon por serem menos reativos e assim produzirem uma menor resposta imunológica, que desencadearia uma alergia ou inflamação. Não é recomendável o uso de Ouro, pois dependendo do sistema imunológico da pessoa, pode ocasionar alguma reação alérgica.




Tempo de cicatrização do piercing.
Beleza ou Risco?

- Lábio: 2 a 6 semanas
- Língua: 4 a 6 semanas
- Lábio interno, Clitóris: 4 a 8 semanas
- Pênis: 8 semanas
- Bochecha: 2 a 3 meses
- Sobrancelha: 6 a 8 meses
- Tragus (orelha), Sobrancelha, Septo: 6 a 8 meses
- Aba do nariz: 2 meses a 1 ano
- Umbigo: 3 meses a 1 ano
- Mamilo: 4 meses a 1 ano
- Lábio externo, Períneo: 2 a 6 meses
- Nuca: 6 a 8 meses
- Cartilagem da Orelha e Nariz: 3 meses a 1 ano
- Braço/pulso: 1 a 2 meses




Tempo de cicatrização do piercing.
Beleza ou Risco?

Para a cicatrização nunca entrar no mar pois contém inúmeras impurezas. Deve-se evitar também álcool, água oxigenada, mertiolate e mercúrio. O ideal é lavar os piercings durante os primeiros meses com uma solução de água com sal (salmoura), ou sabonete anti-séptico. Pode ocorrer inflamação no local (vermelhidão, secreções e acumulo de pus), além de alergia. Deve-se evitar piscina, mar, sauna e relações sexuais(no caso de piercings genitais) por trinta dias. Não se deve consumir bebidas alcoólicas ou comidas gordurosas durante o período da cicatrização.




Importantes recomendações aos usuários de piercing.
Beleza ou Risco?

- Não tenha contato com fluidos de outras pessoas, como suor, saliva, secreções, sangue, etc.
- Deixe longe de seu piercing, cosméticos, bronzeadores, perfumes, roupas de cama suja, aparelhos de telefone ou qualquer objeto de uso público. As infecções são causadas pelo contato com bactérias e fungos que podem estar em qualquer lugar.
- Para limpar o piercing, utilize um sabonete anti-séptico e a salmoura; e, aplique sobre o local, girando lentamente a jóia. Certifique-se que não ficou nenhum resíduo ou secreção.
- Só toque no piercing quando estiver limpando, e com as mãos previamente higienizadas.
- Para a cicatrização dos piercings bucais, chupe gelo e beba água gelada nos três primeiros dias. Evite beijos, alimentos apimentados, ácidos, ovos, chocolates, bem como carnes tipo suínas.
- Não aplique sobre o piercing álcool, água oxigenada, mertiolate, mercúrio e pomadas que não sejam indicadas por um profissional.
- Para piercings de língua utilize cotonetes para retirar o excesso de pus.



Importantes recomendações aos usuários de piercing.
Beleza ou Risco?

- Lave as mãos com sabonete anti-séptico antes de tocá-lo.
- Lave a boca com anti-séptico bucal após as refeições.(No caso de piercings bucais)
- Limpe o piercing de duas as três vezes por dia, na fase de cicatrização.
- Não permita que outras pessoas toquem em seu piercing sem lavar as mãos.
- Evite sauna, piscina, banho de mar, lagoa e excesso de sol.
- Atritos causados por roupas apertadas, pesadas ou movimentos excessivos podem causar quelóides, irritação da pele. Isso forma um vermelho escuro ao redor do piercing, podendo levar até à rejeição.
- O piercing só pode ser trocado ou retirado quando o local perfurado já estiver completamente cicatrizado.
- Evite roupas justas e sintéticas que fiquem em contato com o piercing, pois dificultam a respiração da pele.
- Não submeta seu piercing a nenhum atrito.



Alargadores.
Beleza ou Risco?

Alargar no contexto de body-piercing é a expansão deliberada de uma qualquer cicatrizada fístula(furo na pele). Os lóbulos das orelhas são o local mais comum, assim como septos nasais, língua, cartilagens e lábio. Qualquer furo pode ser alargado até um certo ponto, sendo a cartilagem o local mais difícil e doloroso para o fazer. Alargar implica por vezes, quando há falta de experiência, cuidado e calma, o aparecimento de queloides e cicatrizes hipertróficas. Os profissionais recomendam que se alargue apenas 2mm de cada vez e com no mínimo um mês de tempo desde a ultima vez.



Piercings e seus perigos.
Beleza ou Risco?

Algumas partes do corpo são muito perigosas para a colocação de piercings. Recentemente sete adolescentes americanos tiveram infecções graves depois de pôr piercings na cartilagem da orelha em um quiosque de shopping. A falta de higiene na hora de fazer o furo teve sua parcela de culpa, mas o local escolhido foi o maior vilão dos problemas enfrentados pelos adolescentes. Mesmo que se observem todos os cuidados de higiene e o material do piercing seja inerte, ainda assim existe perigo.

No alto da orelha: A baixa vascularização pode levar à deformação da cartilagem, exigindo cirurgia plástica reparadora.




Piercings e seus perigos.
Beleza ou Risco?

Nariz: A haste interna (em geral longa para facilitar o manuseio) pode machucar o septo nasal. oO risco de infecção é grande, pois o local é úmido e está constantemente em contato com a poluição.

Umbigo: O corpo estranho pode provocar a formação de cistos, levando à necessidade de cirurgia. O risco de infecção é muito grande. Como muitas pessoas se esquecem de enxugar bem a região, ela fica úmida e expostas a bactérias.

Língua: Há risco de desgaste da parte interna dos dentes da frente da arcada inferior e de perda óssea capaz de abalar a estrutura dental. O local é quente e úmido, perfeito para a proliferação de bactérias.




Tenho que tirar o piercing do umbigo agora que estou grávida?
Beleza ou Risco?
Se você ainda não tem um piercing no umbigo e está louca para colocar, é melhor adiar o projeto para depois do parto, já que o crescimento da barriga estica a pele e pode provocar irritação na região. Além disso, com o passar dos meses, vai ficar cada vez mais difícil manter a área limpa e evitar uma infecção.
"Mesmo que retirado o piercing no início da gravidez, o furo tende a se alargar", observa a obstetra Eleonora F. Stocchero Fonseca. "O ideal é tirar alguns meses antes de engravidar para tentar cicatrizar o furo antes do crescimento da barriga."
Lembre-se de que terá que tirá-lo de qualquer jeito se for se submeter a uma cesariana, porque não pode haver metal perto do local onde a incisão será feita. O equipamento usado para estancar o sangramento das veias depois do parto pode estragar o piercing e causar danos nos tecidos ao redor. Mesmo porque ninguém vai querer arriscar perder o piercing dentro da barriga!




Perguntas e Dúvidas mais frequentes.
Beleza ou Risco?

O QUE VOCÊ PRECISA PARA FAZER UM PIERCING: Ser maior de 18 anos ou estar com o responsável no local. Não estar alcoolizado ou sob efeito de drogas.

CICATRIZAÇÃO NORMAL DO PIERCING: Pode ocorrer coceira, vermelhidão ou mesmo um pequeno hematoma por algumas semanas. Pode ocorrer secreções ou mesmo a formação de uma casca ao redor da jóia (ISTO NÃO É PUS). Pode ocorrer inchaço, dando a impressão da jóia estar mais justa, dificultando sua movimentação.

COMO LIMPAR SEU PIERCING: Sempre lave suas mãos com SABONETE ANTI-SÉPTICO antes de tocar no piercing. Aplique o SABONETE ANTI-SÉPTICO até formar espuma, gentilmente gire a jóia, deixe agir por alguns segundos e enxágüe completamente. Certifique-se que não fique nenhum resíduo ou secreção. Procure movimentar a jóia somente quando estiver no banho, com água morna, pois ficará mais fácil remover as secreções.




Perguntas e Dúvidas mais frequentes.
Beleza ou Risco?
 
 
COMO LIMPAR SEU PIERCING ORAL: Língua / Lábio / Labrete. Após as refeições, fumar ou comer alguma coisa, lave sua boca com a solução de anti-séptico bucal. Chupe gelo e beba água gelada nos três primeiros dias. A princípio, a jóia que foi colocada será maior que o tamanho normal, pois ocorrerá inchaço pelo período de cinco a dez dias.

Alguns sintomas de inflamações e infecções: O local fica muito inchado e latejando. A presença de cor avermelhada e escura e a sensação "quente" ao redor do piercing. Descarga incomum de fluídos amarelos, verde ou cinza (pus). Muita dor local.




Tatuagem.
Beleza ou Risco?

A tatuagem é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversível (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida.




Tatuagem.
Beleza ou Risco?

Para retirar as tatuagens são necessários métodos de abrasão (pequenas cirurgias) ou laser. Entretanto, a resposta depende da cor dos pigmentos da tatuagem e do processo utilizado para fazê-la. Em geral, sempre fica alguma sequela como cicatriz ou mancha. Além disso, as cirurgias são caras e demandam equipamentos específicos, muitas vezes não disponíveis. Não existe método que possa ser considerado mais ou menos eficaz. O resultado vai depender da característica do paciente. Cada caso deve ser estudado com cuidado e o profissional que realizará o procedimento irá decidir qual o melhor caminho de recomposição da pele.

A melhor forma de fazer uma tatuagem é:

- O artista que faz a tatuagem limpa a pele e equipamentos esterilizando-os;
- A pessoa que recebeu a tatuagem toma cuidado com ela à medida que cicatriza.





Cicatrização e Cuidados.
Beleza ou Risco?

Cicatrização é o processo que o organismo usa para reparar tecidos que sofreram algum tipo de lesão. A tatuagem causa uma lesão leve em duas camadas da pele: a epiderme e a derme. Quando o tecido é lesionado ocorre a ruptura de vasos sanguíneos superficiais, levando ao sangramento.
Esses vasos se contraem e o sangue da superfície rapidamente se coagula. Nos dois primeiros dias, dá-se a fase inflamatória, que é acompanhada de edema, que torna a pele vermelha e caracteriza-se por inchaço local, devido a uma vasodilatação e a migração de leucócitos da corrente sanguínea para o tecido lesado, a fim de absorver partículas estranhas. Por volta do terceiro dia, o coágulo começa a ser substituído por um tecido de granulação, que evolui até o surgimento de novas células epiteliais. A fase do edema ocorre nas primeiras 48 horas após a tatuagem. Após o terceiro dia, inicia-se um depósito do colágeno, substância que permite a união fibrosa dos tecidos. Após duas semanas, a multiplicação das células epiteliais e o acúmulo de colágeno, permitem uma aderência cada vez mais resistente à área tatuada.




Cicatrização e Cuidados.
Beleza ou Risco?
A cor avermelhada da tatuagem até então evidente começa a esmaecer, dada a diminuição na quantidade de capilares superficiais. Ao fim do primeiro mês, a área traumatizada já está completamente recoberta por uma camada de tecido epitelial íntegra. Geralmente em trinta dias o aspecto mais superficial da pele já tem o aspecto normal. Na verdade, o processo completo da cicatrização dura mais alguns meses, pois ainda ocorrerá um amadurecimento do tecido epitelial mais profundo.
A cicatrização de um indivíduo não pode ser comparada com a de outro, e até na mesma pessoa, uma zona do corpo tem características diferentes de outras. Outro fator importante é que a cicatrização é um fenômeno biológico que tem peculiaridades que independem do tratamento. Mesmo uma tatuagem adequadamente tratada pode ter uma evolução desfavorável e resultar numa má cicatrização e consequentemente um resultado final indesejável. É através da corrente sanguínea que ocorre o transporte de todos os suprimentos necessários para a cicatrização das lesões.




Cicatrização e Cuidados.
Beleza ou Risco?
Assim, mesmo tendo o próprio organismo como aliado na recomposição de tecidos lesados, fatores biológicos podem atrapalhar o processo cicatricial: pessoas com problemas de circulação têm maior lentidão na cicatrização, bem como diabéticos, pessoas que sofrem de pressão alta, fumantes, obesos e desnutridos. O ciclo normal de cicatrização de uma tatuagem é de aproximadamente trinta dias, porém, esses problemas podem retardar o processo. Outro fator que dificulta a cicatrização é a presença de infecção no local tatuado: toda vez que houver a invasão de microorganismo patogênico que gere doenças, como bactérias, por exemplo, todo o processo de restauração ficará prejudicado. A localização da tatuagem também pode comprometer a cicatrização. Se a tatuagem estiver em uma área de articulação ou atrito constante, por exemplo, haverá maior dificuldade no processo de restauração, uma vez que, a cada movimento, as células jovens que acabaram de se formar poderão ser lesionadas novamente.




Cicatrização e Cuidados.
Beleza ou Risco?

Quanto mais extensa a tatuagem, maior é a energia usada pelo organismo para a restauração do local e, conseqüentemente, o corpo despende mais tempo para a restauração total. O mais importante é manter o local limpo, hidratado e protegido. Evitar o sol também é fundamental. Banhos de piscina devem ser evitados, devido ao poder alvejante do cloro, já o mar pode trazer infecções por bactérias desconhecidas. Para fazer a assepsia deve-se lavar o local com um sabonete apropriado, enxugar delicadamente, e logo após aplicar um creme rico em substâncias hidratantes, que favoreçam a cicatrização do local.
Durantes as primeiras 48 horas após a aplicação da tatuagem, o corpo pode expelir até 40% dos pigmentos injetados. Por isso é importante utilizar o filme de PVC que não deixa o excesso de tinta secar formando cascas grossas, levando a uma maior perda de pigmento. O curativo deve ser trocado a cada 4 horas, e a assepsia deve ser feita novamente a cada troca. As células da pele se restauram sem ressecar e sem formar a casca para então criar um novo tecido. Manter uma tatuagem coberta com um curativo até que ela esteja curada previne a formação das cascas e, dessa forma, minimiza as chances de se formarem cicatrizes.




Cicatrização e Cuidados.
Beleza ou Risco?

curativo de PVC ajuda a prevenir a exposição da tatuagem à água, sujeira e germes, até que ela esteja completamente cicatrizada. Uma tatuagem sem curativo de PVC seca e forma cascas que impedem a cicatrização, pois criam barreiras entre as células saudáveis.
Assim, as células precisam "trabalhar" por debaixo da casca para que um novo tecido se forme. Formar uma casca é a maneira de que o organismo dispõe para obter proteção contra os germes. De qualquer forma, as cascas podem ser facilmente arrancadas, causando um novo trauma, prolongando a cicatrização. Quando a pele parar de purgar excesso de tinta, após 48 a 72 horas,o uso do plástico não é mais necessário, somente a hidratação com pomada cicatrizante até que a pele se restabeleça, e depois apenas hidratação com creme hidratante comum. Para que sua tatuagem tenha sempre um aspecto novo e brilhante, é importante o uso de cremes hidratantes diariamente.




O que diz a Bíblia a respeito de tatuagens e piercings?
Beleza ou Risco?

A lei do Velho Testamento ordenou aos israelitas: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor” (Levítico 19:28). Portanto, apesar de não estarem os crentes sob a lei do Velho Testamento nos dias de hoje (Romanos 10:4; Gálatas 3:23-25; Efésios 2:15), o fato de ter havido um uma ordem contra tatuagens deveria nos fazer pensar sobre a questão. O Novo Testamento não faz menção sobre os crentes fazerem ou não tatuagem.
Em relação às tatuagens e piercings, um bom teste é determinar se podemos ou não, com honestidade e sã consciência, pedir a Deus que abençoe e use esta atividade particular para Seus bons propósitos. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (I Coríntios 10:31). A Bíblia não se coloca condenando tatuagens ou piercings, mas também não nos dá razão alguma para crermos que Deus nos deixaria fazê-los.




Things & The end.
id='fb-root'/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai, não custa nada *-*

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.